sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Por que as mulheres grávidas se sentem "tentadas" a cortar o cabelo?

Oi gentennn!
No post de hoje vamos falar sobre um assunto muito bacana e super interessante que intriga todas nós, grávidas ou não: Por que as mulheres grávidas se sentem "tentadas" a cortar o cabelo?E cada vez mais curtos?
Eu já tinha percebido isso antes de engravidar e depois que fiquei grávida observei que isso é muito comum.
Eu mesma passei por essa experiência. No meu caso não aguentava mais aquele cabelão com pontas secas, sem vida, difíceis de "domar", de arrumar. Agora o que queremos é praticidade, já que em breve teremos  pouco tempo para cuidar de nós e de nossa vaidade. "Como vou cuidar do meu cabelo depois que meu bebê nascer?" Então, resolvi cortar pra facilitar! Além de tudo eu queria renovar o visu que andava meio caído. Adorei o resultado!

Antes



Depois

O que vocês acharam?



Podemos pensar que  nós mulheres cortamos e/ou fazemos algum tratamento para os cabelos quando estamos em algum momento especial da vida - seja de alegria, de dificuldade, de expectativa, em que necessitamos realizar algum ritual para marcar aquela determinada ocasião - seja para festejar ou buscar mudar de fase.

Mas sinto que na gravidez, esse corte de cabelo é algo além da busca de um ritual. A própria gestação é um "além" na vida uma mulher. O que quero dizer com "além"? Nada de sobrenatural, mas algo que vai além de nossas expectavias, além das sensações já experimentadas na vida, além de uma mudança rotineira. A gravidez pode nos propiciar uma mudança existencial que pode mexer com o eixo que nos sustenta e apontar novos caminhos e novos significados para nossa vida. É o novo brotando por todos os poros, afetando nosso ser em tudo que somos: corpo, alma, espírito, emoções...

 Mulheres de cabelos longos, às vezes após ter passado boa parte da vida com as longas madeixas, com poucas variações no tamanho, podem sentir vontade de dar uma boa cortada nos cabelos durante a gravidez. Por quê? Desejo de se despojar da vaidade enquanto mulher se preparar para a "abnegação" da maternidade?

Acho que não seria nada disso! Talvez cada mulher crie sua explicação, ou nem pare para pensar nessa situação. Apenas sinta vontade e corte os cabelos: o visual mudado já é um sinal da grande mudança que vai se processando suavemente.

O corte de cabelo num dia só já é uma mudança total que está sob nosso controle. Mas a mudança da maternidade, para a qual podemos buscar informações e equilíbrio emocional, nos traz a beleza do imprevisto que pode ser enriquecedor e ao qual iremos saber o que fazer somente vivendo. Quem sabe os cabelos curtos nos tragam menos trabalho já que teremos um grandioso trabalho de construir a identidade de mãe que seremos, além da nova mulher que nos tornaremos com todo esse processo?


Algumas dicas para quando for cortar o cabelo:
- Converse bastante com seu cabeleireiro antes e explique que você quer um corte que não te de trabalho no dia-a-dia.
- Como regra geral, o cabelo prático é aquele que você pode prender para disfarçar os fios sujos, ressecados ou sem corte.
- Curto: só vale a pena se for desconectado, com as pontas superdesfiadas com tesoura ou navalha, o que ainda imprime ousadia e liberta da preocupação de deixar os fios alinhados.

- Médio: o comprimento nos ombros é o mais aconselhável para quem é mãe, já que dá para fazer todo tipo de penteado: coque, trança, rabo de cavalo – curingas para aqueles dias em que não dá tempo de lavar a cabeça. Para ficar atual, a base deve ser reta e o comprimento, repicado, feito com as mechas a 45 graus e começando na altura do nariz. Esse picote confere um ondulado suave e volume sob medida quando os fios secam ao natural, só com um leave-in.

- Longo: esqueça o corte geométrico, feito em linhas retas, a não ser que você queira bater ponto no salão a cada 15 dias! O segredo do sucesso é cortar as mechas, levantando-as a 90 graus, e começar a tosar a partir do queixo.

Fonte: http://enquantomudamos-transitoriedade.blogspot.com.br/2011/02/gravidez-e-cabelos.html

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezada blogueira
Você é linda até de cabeça para baixo.
Ass.: Misterioso ladrão de coração que passeou com vc em B Aires

Unknown disse...

NossaAAAAAAAAAAA!Muito obrigada querido cavalheiro misterioso!
É sempre bom receber elogios Sr. Mazzini

Anônimo disse...

OI GENTE, TINHA UM CABELO ENORME, E FIQUE GRAVIDA.
ASSIM QUE SOUBE DA MINHA GRAVIDEZ, FUI NO SALAO E CORTEI MEU CABELO SUPER CURTINHO. ADOREI.
MEU MARIDO FICOU APAIXONADO PELO MEU CABELO.
ESTOU GRAVIDA DE NOVO, E CORTEI BEM CURTO. VALE A PENA. DEIXA O CABELACO PARA AS SOLTEIRAS...
DEPOIS QUE CASA, CORTA BEM CURTO. CABELO NAO SERVE PARA NADA.

Unknown disse...

Vestida de mãe você ficou linda com esse corte, ficou até mais nova.Também tinha um cabelão e decidi cortar, foi libertador, me senti mais leve.