terça-feira, 12 de junho de 2012

4 meses e 11 dias

Hoje vou mostar um pouquinho da minha gestação de 4 meses para vocês que acompanham o blog!
É um momento súper íntimo e muito especial que divido agora com vocês!
Vou contar o que acontece com as mulheres nesse mês de gestação e mostrar algumas fotos da minha barriga!

Dêem uma olhada e percebam como a barriquinha está crescendo! E pelas fotos parece ainda maior!
Tudo indica que seja mesmo uma menina, e nossa Cecília está cada dia mais forte, desenvolvendo dentro da barriga da mamãe. Como estou doida para vê-la!



 Fico imaginado como será a minha pequena, seus traços faciais, o corpinho, seus olhos, se serão grandes como os da mamãe ou pequenos como os do papai! Se será loira ou morena, branquinha ou parda!
Pelo que pesquisei , nesse período da gravidez é que as pálpebras estão significantemente desenvolvidas, assim como o pescoço, as cordas vocais, a laringe, o esqueleto e muitos dos seus órgãos internos. O bebê já é capaz de fechar as mãos e, surpreendentemente, seus dedos já apresentam as impressões digitais. Surge o lanugo (uma espécie de penugem que protege o corpo), assim como as sobrancelhas e cabelo. As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer.
 Ou seja, minha  princesinha já está bem desenvolvida e apresenta as primeiras características!




É nessa fase que os órgãos genitais ficam evidentes, fazendo com que seja possível a identificadão do sexo da criança. É, mas não é tão simples assim! No meu caso por exemplo o médico ainda não me deu certeza que seja uma menina! Ele me garantiu que só na morfológica com 5 meses que poderei ter plena certeza se o bebê que estou gerando é de fato uma menininha.
E apesar de já mexer, ainda não conseguimos sentir seus movimentos!
Com 4 meses o bebê já  passa a controlar muitos de seus músculos voluntários, iniciando seus primeiros movimentos. Graças aos músculos involuntários, pode também soluçar. Nestas semanas, também, o bebê apresenta diversas expressões faciais; e está mais receptivo a estímulos luminosos, sonoros, etc.




No que diz respeito ao tamanho da barriga, ele é variável. Pode ser que ela já esteja acentuada, ou não. No entanto, nessas semanas, ela costuma crescer com maior rapidez e, por esse motivo, o abdome pode ficar dolorido.
A minha não está nem muito grande nem pequena!Acho que está num tamanho bom!
E realmente fica dolorida mesmo e o dia todo!



E aí minhas queridas, nesse período engordamos um pouco mais. Em contra partida, ficamos menos irritadas e com menos enjoos, o que é a melhor parte! Os músculos e as articulações ficam mais relaxados, graças à ação de um hormônio de nome sugestivo: a relaxina.
O que nos deixa dormir melhor, caminhar e trabalhar sem dores nas pernas!Oh Glória!

Alimentação da gestante:
Nessa fase, graças ao processo de desenvolvimento do esqueleto do bebê, a demanda por cálcio é significativa. Assim, a gestante não deve se esquecer de alimentos como o leite e seus derivados, espinafre, brócolis, couve, agrião, amêndoas, gergelim e aveia.
Eu agora tô na fase do iogurte. Como não gosto muito de leite e preciso de cálcio, eu tomo um ou dois por dia pra suprir essa necessidade de cálcio, e além de tudo fico bem, porque é um alimento que eu gosto muito.
Como a criança também cresce bastante nessa época, uma dieta equilibrada se faz ainda mais importante; assim como a ingestão de água e outros líquidos.
Esse é meu grande problema: bebo pouca água!
Mas agora tô me regrando um pouco mais e tomando mesmo quando não estou com sede, que é pra hidratar mais!Só que ainda não é o suficiente, pois minha urina muitas vezes sai escura e segundo o médico é falta de água.



Espero que tenham gostado das dicas, das minhas impressões nesses 4 meses de gravidez e das fotos da barriguinha da mamãe mais feliz do mundo!

Beijos ;)


Nenhum comentário: